Gestão de atividades rurais: Desafios e problemas que o produtor enfrenta diariamente.

O produtor rural enfrenta diferentes problemas diariamente, sejam eles relacionados com a terra, culturas, o gado, água, os equipamentos ou os veículos usados em suas atividades. Nesse cenário a gestão de um produtor rural pode ser um tanto quanto desgastante, e traz certas características bastante ligadas ao meio em que atua.

No seu dia a dia de trabalho você passa por contratempos na hora de cuidar e monitorar o seu maquinário? Se a resposta for sim, acompanhe a série de publicações que faremos abordando as dificuldades enfrentadas pelo produtor na gestão de máquinas agrícolas e fique por dentro sobre como superá-las.

E para começar, vamos falar da falta de atenção e a imprudência dos usuários durante o uso das máquinas agrícolas.

Falta de atenção e Imprudência

As máquinas agrícolas são indispensáveis e facilitam muito a vida dos produtores nos dias de hoje, mas é necessário operá-las corretamente. Se o usuário faz uso inadequado do equipamento, é natural que as coisas não saiam do modo esperado e possa causar grandes prejuízos.

Levando em conta que todos os colaboradores saibam operar suas máquinas agrícolas, ainda assim os riscos de acidentes e avarias em equipamentos são uma possibilidade, afinal, ninguém está livre de erros e sinistros. Mas essas possibilidades se multiplicam quando o usuário não trabalha com a devida atenção ou quando age com imprudência.

Na verdade, devido ao excesso de autoconfiança, alguns profissionais passam por perigos desnecessários. Um exemplo é quando dirigem veículos (como o trator) em alta velocidade ou usam uma máquina visando consumir menos tempo de trabalho e acelerar a produtividade, acreditando que sempre conseguirão manter as coisas sob controle. O bom trabalhador procura não cometer excessos e desenvolve as atividades com total atenção, e o próprio gestor, quando desempenhar alguma função operacional, deverá atuar da melhor forma possível enquanto estiver utilizando as máquinas agrícolas, ensinado a equipe pelo próprio exemplo.

Na segunda parte do nosso artigo, vamos abordar mais dois temas que merecem atenção e são de suma importância para o bom gerenciamento das atividades rurais: A falta de manutenção e limpeza adequa e A depreciação das máquinas agrícolas.

A falta de manutenção e limpeza adequa.

Outro ponto a ser considerado na gestão de máquinas agrícolas é a necessidade de manutenção periódica e de limpeza. Como se sabe, a manutenção preventiva é a mais recomendada, e também a mais barata para qualquer empreendedor, já que ela reduz as chances de defeitos nos equipamentos. Realize a manutenção corretiva sempre que for preciso (a máquina deu defeito? O aconselhado é chamar o técnico especializado!). Mas não deixe de utilizar a manutenção preventiva e preditiva para evitar problemas desagradáveis. Tenha atenção em fazer a limpeza correta de suas máquinas agrícolas. Por exemplo, trator e colheitadeira executam diferentes funções e exigem limpezas diferentes também. A colheitadeira, por desenvolver mais operações em condições de cultura seca, está mais sujeita à ação de partículas de palha suspensas na máquina, enquanto o trator está sujeito a partículas mais úmidas, tais como lama e dejetos de animais (dependendo das atividades que executa na propriedade).

A depreciação das máquinas agrícolas.

Essa é uma realidade que o produtor rural deve encarar, mas pode retardar ao máximo a necessidade de substituição dos equipamentos. As máquinas agrícolas são produtos, em geral, de preço alto, mas possuem a vantagem de apresentar uma durabilidade que também é alta, principalmente se forem bem conservadas.

Por isso, mais uma vez se insiste na necessidade de realizar a manutenção preventiva e preditiva em todas as máquinas, ajudando assim o equipamento a dar o melhor de si e manter sua eficiência por um tempo mais longo.Para manter o equipamento em bom estado é necessário ainda usá-lo corretamente, sem forçar demais e respeitando o manual de instruções. Atualmente, algumas empresas alugam máquinas, mas cabe ao produtor pensar nos prós e nos contras para decidir se o aluguel realmente compensa, se implica em menos custos e se será mais vantajoso que a aquisição da máquina.

Deixe um comentário